Em 2016, a campanha do candidato João Leite para prefeitura de Belo Horizonte, teve como marca a estratégia digital, com trabalho diferenciado, vídeos em formatos inovadores e ações fora da caixa.

A Brasil topou o chamado para uma campanha difícil, visto que o candidato não tinha adesão nas redes sociais, com pouca interação e poucos seguidores. Havia ainda a dificuldade de não se poder realizar impulsionamento de conteúdo.

Cuidamos, então, de toda a estratégia de comunicação da campanha: com uma equipe enxuta, idealizamos e colocamos em prática as ações digitais pensando na adequação do discurso do candidato com a realidade dos eleitores de Belo Horizonte.

A Brasil Comunicação ficou a cargo de:

  • Gestão de redes do candidato;
  • Desenvolvimento do site, pensando na usabilidade e experiência do usuário;
  • Monitoramento de web;
  • Produção de todas as peças digitais de campanha, que contaram com textos, infográficos, banners, vídeos, motions, GIF’s etc;
  • Montagem de toda a rede de disseminação via WhatsApp, com produção de conteúdo específico para essa rede;
  • Integração de todos os partidos coligados e seus filiados, com o objetivo de amplificar ainda mais a comunicação, deixando-a mais efetiva.
  • Cobertura de eventos com fotos e vídeos;
  • Preparações do candidato para debates no segundo turno;
  • Aquecimento e enriquecimento de banco de dados;

Respondendo Tweets

Vídeo onde o candidato respondia tweets de usuários sobre suas propostas e outros assuntos de forma descontraída. O formato foi um sucesso, sendo necessárias várias versões.

bate bola

Vídeo no qual o candidato respondia perguntas no irreverente formato bate-bola. Esse formato também foi um sucesso, sendo um dos carros-chefes da campanha.

5 histórias

Produção de vídeo contando histórias onde o candidato foi protagonista na mudança de vida das personagens, em formato documentário. O vídeo, emocionante, foi o fio condutor para todo o desenvolvimento estratégico do segundo turno da campanha.

Biografia em álbum de figurinhas

Adaptando a história do candidato (um ex-jogador de futebol) ao contexto das eleições, produzimos um vídeo contando a biografia de João Leite no formato de álbum de figurinhas. Lá, sua vida pessoal e política é contada completando o álbum ao colar figurinhas ao longo do vídeo.

Conclusão

Em uma campanha onde ainda não era permitido impulsionamentos, conseguimos aumentar sua nas redes sociais em mais de 150% de forma orgânica, aumentando a mobilização em torno do candidato e criando uma narrativa positiva sobre a imagem dele, desconstruindo, inclusive, as falácias que eram produzidas contra ele por fake news.

O candidato saiu da campanha muito maior do que entrou, o que contribui para sua reeleição como deputado em 2018.

veja alguns de nossos cases

R. Pedroso Alvarenga, 584,
18º andar, Itaim Bibi, São Paulo
SP - 04531- 001
+55 11 3090-2907