Após sair das eleições de 2014 com o maior número de votos para presidente desde 1998, o PSDB tinha como objetivo capitalizar esse apoio à sigla e a possíveis candidatos para as eleições de 2016, criando um movimento que pudesse fortalecer seus candidatos para as eleições municipais daquele ano. Por isso, a Brasil Comunicação foi contratada para coordenador a campanha de filiação do partido.

O lançamento da campanha foi idealizado e organizado pela Brasil Comunicação com 5 eventos simultâneos em capitais de todas as regiões do Brasil, contando com a participação de milhares de filiados/militantes e políticos, como: Aécio Neves, presidente nacional do PSDB; senador José Serra; Beto Richa, governador de Santa Catarina; e Marconi Perillo, governador de Goiás. Esse evento contou com transmissão online para internet na plataforma da campanha, no Periscope e no YouTube, além de permitir a interação entre capitais via satélite. Como estratégia de mobilização, informamos o público interno (filiados, membros da executiva) sobre o lançamento da campanha antes dos demais públicos, de modo a valorizá-lo.

Ainda no evento, foi lançada uma plataforma central que reunia materiais como videoclipes de tom emocional, convocando os brasileiros a se unirem para mudar o país, e uma animação com a personagem principal da campanha, Dona Joana, na qual ela, dona de casa inconformada com o sucessivo aumento dos preços e da corrupção, se juntava ao PSDB, fazendo parte da “Oposição a Favor do Brasil”. Essa plataforma estimulava a colaboração de militantes por meio do envio de fotos e vídeos manifestando seu apoio à campanha e convocando novos cidadãos a se filiar. Entre os materiais disponíveis na plataforma, havia também: um software que permitia personalizar a foto de perfil nas redes sociais com a identidade da campanha; banners com informações sobre feitos realizados pelo PSDB que mudaram a vida dos brasileiros; diversas chamadas para se filiar; além de notícias e material de suporte para manutenção da campanha.

Vídeo “Dona Joana - Oposição a Favor do Brasil”

“Vem!, é hora de mudar” – Jingle oficial da campanha

RESULTADOS

Em 2016, com o aumento do número de filiados em campanha de filiação, com o partido organizado e a comunicação digital reestruturada, o PSDB teve a maior vitória de sua história, com 21 milhões de votos nos 2 turnos, conquistando mais de 800 prefeituras, sendo 7 capitais e 28 cidades com mais de 200 mil eleitores, governando para quase 50 milhões de pessoas – contra 25,8 milhões de pessoas em 2012.

veja alguns de nossos cases

R. Pedroso Alvarenga, 584,
18º andar, Itaim Bibi, São Paulo
SP - 04531- 001
+55 11 3090-2907